Marcar como Perda
Saiba como registrar uma negociação como Perda no CRM, escolher o motivo correto e entender o que acontece com o card após a confirmação.
Quando uma negociação não avança, você pode registrá-la como Perda no CRM. Isso encerra o ciclo do card e exige a seleção de um motivo de perda, garantindo que sua equipe tenha dados claros sobre por que cada oportunidade foi perdida.
Essa funcionalidade está disponível apenas em painéis do tipo Vendas.
Antes de marcar um card como Perda, certifique-se de que os Motivos de Perda estão configurados no painel. Sem eles, a lista de motivos aparecerá vazia e não será possível confirmar a ação. Saiba como configurar em Como gerenciar motivos de perda.
Pelo card
Passo 1: Abra o card que deseja finalizar.
Passo 2: No painel lateral direito, clique no botão vermelho Marcar como perda, exibido acima das etapas do funil.

Passo 3: Uma janela será aberta com a lista de Motivos de perda disponíveis. Selecione o motivo que melhor descreve por que a negociação não foi concluída.
A seleção de um motivo é obrigatória. O botão de confirmação só ficará ativo após você escolher um motivo da lista.
Passo 4: Clique em "Marcar como perdido" para confirmar.

Pelo Kanban (arrastar e soltar)
Você também pode marcar um card como perda diretamente na visualização Kanban, sem precisar abri-lo:
Passo 1: Na visualização Kanban, clique e arraste o card desejado.
Passo 2: Ao iniciar o arraste, duas zonas de ação aparecem na parte inferior da tela: Marcar como ganho (verde) e Marcar como perda (vermelho). Solte o card sobre a zona vermelha.
Passo 3: A janela de motivos será aberta automaticamente. Selecione o motivo e confirme.

Se soltar o card fora das zonas de ação, a operação é cancelada e o card volta à posição original sem nenhuma alteração.
O que acontece após confirmar?
Assim que o card é marcado como perda:
O cabeçalho do card passa a exibir a etiqueta Perda.
Os botões de ação são substituídos pela barra vermelha ❌ Marcado como perda, com o motivo selecionado exibido logo abaixo, e pelo botão Reabrir.
O card fica bloqueado — não é possível movê-lo entre as etapas do funil.
O card sai da visualização Kanban e fica disponível apenas no modo Lista ou pela Busca Avançada.

Precisa desfazer?
Clique em Reabrir no painel do card. Uma confirmação será exibida — clique em Reabrir item para confirmar.
O card voltará à última etapa em que estava e os botões de Marcar como ganho e Marcar como perda reaparecerão.
A permissão para reabrir um card depende das Configurações de visualização do painel:
Todos: qualquer usuário com acesso ao painel pode reabrir o card.
Individual: apenas o responsável pelo card, administradores e supervisores podem reabrir.


Não encontrou o motivo certo na lista?
Os motivos de perda são configurados pelos administradores do painel. Se o motivo que você precisa não estiver disponível, solicite o cadastro ao administrador da sua conta.
Se você for administrador, clique em Gerenciar motivos de perda — disponível na própria janela de seleção — para adicionar ou remover motivos.

Cards finalizados automaticamente durante a migração de um painel de Gestão para Vendas recebem o motivo "Finalizado como perda via migração de painel".
Saiba como adicionar, excluir e personalizar os motivos no artigo Como gerenciar motivos de perda
Artigos relacionados
Atualizado